Hoje é que é

Amanhã levanto-me à mesma hora que o pai. Vou deixar o telemóvel longe da mesa de cabeceira para me obrigar a levantar da cama quando for desligar o despertador. Mas é tão cedo. Vou-me levantar já para quê? Eu despacho-me tão depressa. Hoje nem preciso lavar o cabelo. Lavo amanhã. Hoje durmo mais 3 minutos. 07:27. Número ímpar e horas incertas. Sempre. Snooze. O despertador do pai já tocou há uma hora, ou melhor, há uma hora e 3 minutos. O do pai toca a horas pares. E certas. Ao meu lado, no lugar do pai, já se deitaram 3, número ímpar. Comigo 4, número par.

07:49. Duche. Espero que a botija não se acabe comigo, hoje não. Um gel para a cara e outro para o corpo. Agora que já não tenho espuma posso ficar só aqui a sentir a água quente, agora a botija já se pode apagar. Só mais 3 minutos. Faz falta um snooze no duche. Só mais 3 minutos.

Zé! Já estás a jogar PlayStation? Mesmo agora te levantaste, Zé. Kiki, não venhas depois queixar-te que estás com dores de cabeça. Adormeces e acordas com a cabeça em cima do iPadMãe, tenho um recado na caderneta, pode assinar? Agora? Não devias ter-me avisado ontem? Não me lembrei mãe, mas pode assinar? Vá lá mãe.

Quase sem ler assino a bufar e dou comigo a pensar o quanto estou igual à minha mãe. Estou a falar igual a ela. Estou a ralhar e a bufar igual à minha mãe. Não tarda estou como ela, logo pela manhã a falar nas temperaturas quentes que se vão fazer sentir em Santarém.

João, hoje vai estar calor, não precisas levar casaco. João Maria, não deixes o casaco na escola, quando o despires guarda-o na mochila. João, o meu beijinho? João, levas lanche? Mãe, é preciso ir ao supermercado, mãe não há nada. Mãe, cereais? Leva moeda João, tens da tua mesada? Não, mãe. OK João, tira da carteira da mãe. Mãe, a mãe não tem moedas. OK leva a nota. Traz o troco.

IMG_2921

A gaveta das bolachas não tem bolachas há uns dias, tem flocos de aveia, sementes de chia e tostas integrais. Talvez um dia me agradeçam. Talvez não. Talvez quando forem mais velhos e saírem de casa corram para o supermercado a comprar todas as bolachas e chocolates que eu não comprei (esta semana, porque quase todas as semanas compro bolachas e não há mais vezes porque quando há acabam depressa).

Leite, torradas, lanches por embrulhar. Uma colher de café de Nesquick em cada caneca e 2 palhinhas. Mãe, o pai ainda não me remendou a bicicleta? Mãe, o João levou a minha bicicleta para a escola? Mãe, só esse chocolate no leite? 

O pão é integral, o pão branco agora só ao fim-de-semana ou quando o pai vai ao supermercado. Aí entra o pão branco, os chocolates e até a coca-cola. Zé Maria! Não se arrota! Perdão, mãe. Calça-te, Kiki. Se não te consegues vestir enquanto vês televisão, eu apago a televisão. Hoje é que é. Vou vos tirar os comandos todos, da televisão e da PlayStation. O que é que eu vos disse no sábado quando saímos da Decathlon? Enquanto eu me lembrar das bolas que já vos comprei aqui mais estas que levamos hoje não vos quero ver em frente à televisão. Mãe, a bola de futebol está furada. Mãe, eu queria uma de basquetebol só para mim. Mãe, as minhas chuteiras estão apertadas.

08:23. Saltam as torradas. Largamos a Planta com (pouco ou nenhum) sabor a manteiga e fazemos as pazes com a manteiga dos Açores. Viva a dieta do Paleo! A manteiga está rija. Hoje antes de me deitar tenho de me lembrar de tirar a manteiga do frigorífico. Mãe, podemos tomar o pequeno almoço na sala? Só hoje. Limpem bem as mãos. Não toquem nos sofás.

08:49. Meninos, para o carro. Kiki fecha a porta. Mãe, posso ir a pé? Agora não filho, hoje não. Mas podes voltar a pé. Mas não pares em lado nenhum, vais directo para casa da avó. Amanhã acordas mais cedo e podes ir a pé de manhã. Para isso hoje tens de te deitar mais cedo. Zé, o cinto. O cinto, Zé. Zé, estamos a chegar à escola, agarra a mochila, prepara-te para sair. Zé, o meu beijinho? Hoje vai ser um bom dia, Zé. Hoje vai ser. Hoje é que é.

Sai do carro Kiki. Kiki, vieste desde casa até aqui sem pôr o cinto? Kiki, olha a mochila. Kiki, passa na passadeira. O meu beijinho? Juízo Kiki. Até logo.

Hoje é que é. Hoje deito-me mais cedo. Hoje saio a horas e vou ao supermercado com lista e com tempo. Hoje não compro bolachas mas trago coisas para fazer daquelas feias e saudáveis. Tirei uma receita da internet há uma semana, o papel ainda estará na mala? Hoje é que é. Hoje deito-me mais cedo e leio. Menos teclar e mais sonhar. Menos tempo a perder e mais tempo a ler. Hoje é que é. Hoje recomeço o Pintassilgo. Talvez tenha de voltar umas páginas atrás. Lavo os dentes, tiro a maquilhagem e volto atrás no Pintassilgo. E leio. Qual maquilhagem? Só uso blush e batom com brilho. Mesmo assim se não tiro sujo a almofada. Hoje deito-me cedo. E leio, pelo menos 3 páginas. Não posso crer que vou levar para as férias o mesmo livro do ano passado. E os textos sempre aqui na minha cabeça. Sempre sobre mim. Sobre mim e sobre os meus. E quem há-de querer ler sobre mim? E sobre os meus? E a lista do supermercado também aqui. Mãe, não há bolachas! E os textos que estavam mesmo agora aqui agora já não estão.

Mãe, deixe o telemóvel. Mãe, pode-se sentar aqui um bocadinho ao pé de mim? Mãe, já está outra vez no Facebook? Estava só aqui a escrever uma coisa. E o dedo a deslizar e a clicar. Duas vezes no Instagram. Uma vez no Facebook. E o tempo a clicar sem parar. E os textos ainda aqui. Outra vez eu, outra vez sobre mim. Agora já nem sequer sobre os meus. E quem há-de querer ler sobre mim? E sobre o texto que anda aqui?

(já sozinha no carro ligo à mãe, à minha)

Mãe! Bom dia mãe. Mãe, dormiste bem mãe? Mãe, o que há-de ser hoje o meu jantar? Mãe,  podes ir ao supermercado? Obrigada, mãe. Mando mensagem com a lista. Mãe, foste buscar as minhas calças à lavandaria?

Filha, Santarém hoje vai ser a cidade mais quente. Arrumaste a roupa que eu passei?

Mãe! Beijinho mãe. Mãe, agora não posso falar. Já ligo mãe.

2 thoughts on “Hoje é que é

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s