A avó Helena despediu-se! Outra vez.

Há 8, ou 9 anos, não me recordo se o Kiki tinha 1 ou 2 anos, que sugerimos à avó Helena que se despedisse por nós, e agora, foi a avó que pediu para se despedir de nós. Há 8, ou 9 anos, não consigo saber ao certo quantos, que a avó Helena tem sido a rede da tenda onde actuamos os 5.  A avó vai buscar à escola – e sortudos destes miúdos que não frequentam AEICs, ATLs e afins – , arranja os cereais, lava as chuteiras, prepara o jantar, dá boleia para o treino,  procura os pares das meias perdidas e encontra os legos debaixo do sofá.

Há já mais de um ano que a avó tem vindo a avisar, que muito em breve, deixaria de ser cozinheira, motorista e engomadeira, para voltar a ser apenas mãe e avó. E agora chegou a altura, em que a avó não entrega a chave, mas apenas a pasta, à recém-chegada MJ. Amanhã quando der o toque de saída, vai ser a MJ que está à porta da escola à espera dos meus filhos, para os trazer para casa e dar cumprimento ao horário a cores que está preso no frigorífico com ímanes de vários países.

Coincidentemente, a semana em que a MJ entra na correria dos nossos horários, é uma semana que eu vou ter de trabalhar fora de horas, o pai começa a chegar cada vez mais tarde, e a meio do mês tenho uma viagem de trabalho em que vou estar fora de casa, e do país, 6 dias. A MJ vai ser o nosso SOS e, com toda a certeza, um número que vai estar sempre nas 5 chamadas recentes. Vou esforçar-me para não abusar em telefonemas repetidos e recados excessivos, tarefas infinitas e preocupações desmedidas.

Eles vão sentir a falta da presença diária da avó, eu vou sentir da minha mãe, e a minha mãe vai sentir a minha falta e a deles. Vais, não vais mãe? Mas sabes qual é a melhor parte? Agora que já não nos aturas todos dias nem nos arrumas os pratos com as torradas frias. Agora que já não reclamas com a lama nos bancos do teu carro, ficas com mais tempo livre para nos convidar para aqueles almoços de domingo no teu tacho de barro.

Obrigada por tudo MÃE.

Obrigada pela forma como te dedicas a nós. A mim, aos meus e aos teus, à minha e à nossa família. Obrigada.

Amanhã de manhã ligo. E no dia a seguir também. E no outro. E no outro a seguir ao outro. Só para combinarmos o almoço de domingo.

Também poderão gostar de ler: Para ti, que és minha MÃE

avo

One thought on “A avó Helena despediu-se! Outra vez.

  1. A mãe a avó não está longe 15 m de carro está sempre presente para ti Maria Helena tens que descansar pois a vida não é só € um beijo a mãe avó e netos

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s