Os dedos das minhas duas mãos não chegam para contar os anos que separam estas fotografias e as lembranças que me trazem. Mais do que os anos que as separam é o amor que as aproxima, o amor com que tenho a sorte de ser abençoada e que sinto ao recordar estes momentos.
Na primeira foto está o pequeno João Maria (na altura com apenas dias, hoje tem 12 anos e 6 dias), com a tia Té e o tio Pedro. Primeiro sobrinho dos dois. Todos os sonhos por realizar e a vida inteira por conquistar. Na segunda foto, da esquerda para a direita estou eu, a tia Té (grávida da Maria Inês, o mesmo nome de uma das melhores amigas do João Maria, também aqui na fotografia), tio Luís (em estágio para instrutor de surf), João Maria e as suas duas amigas melhores amigas, a seguir a uma aula de surf que o tio Luís proporcionou a todos no Baleal, o nosso refúgio de Domingo. Luís, devias pensar seriamente em fazer disso vida: dar aulas de surf. Até eu fico tentada só de pensar em fazer do que se gosta realmente e ainda ser paga para isso. Na terceira foto estou eu com as minhas sobrinhas da tia Té e do Tio Luís, a Mariana e a Maria Inês, e os meus dois mais novos, o Zezinho que faz amanhã 6 anos e o Kiki (afilhado da tia Té).
A tia Té desde que fez parte da minha vida nunca mais deixou de o fazer. Com ela chegou o Tio Luís. Chegou a Mariana e há pouco mais de um ano, a Maria Inês. A Mariana chama avó Lena à minha mãe e chama-me tia a mim. A Maria Inês ainda não chama nada mas eu aperto-a no meu colo até ela resmungar só para a seguir a consolar. O tio Luís monta-lhes os presentes no Natal, ensina-os a desenhar e ajuda no surf com os mais velhos. Se são a família que escolhemos? é com todo o nosso amor que os recebemos.
A vida dá. A vida tira. A vida dá e tira em partes desiguais, mais partidas que repartidas. As razões não as conhecemos, mas o caminho será sempre aquele que escolhermos.
Deixo a razão dar a voz ao coração e pergunto-me quanto é que o nosso coração pode aguentar? Todo o amor que lhe conseguirmos dar ♥

Tia Té e Tio Luís com o João Maria (aqui com 11 anos) e duas amigas a seguir a uma aula de surf
