na cozinha da minha sogra

foto PINTEREST

se apareço para almoçar sem avisar zanga-se. e zanga-se mesmo à seria. mas tem uma forma de se zangar muito engraçada, é sempre no plural. o que me dá sempre a sensação que não é para mim.

“podiam-me ter avisado” se já sabiam que vinham cá porque é que não me disseram nada?”

mas se eu estiver muitos dias sem aparecer zanga-se ainda mais e remata o assunto com um “tá bem tá bem”. e embora muitas vezes eu não ache nada que está bem e até discorde, nem me atrevo a contrapor. agarro na navalha que brilha com a gordura da chouriça e corto mais uma fatia de queijo. e de pão.

às vezes lembro-me de avisar que vou lá almoçar. a maior parte das vezes não atende o telemóvel. mas eu não posso arriscar a fazer o mesmo.

“posso ir aí almoçar?
“ai Patrícia, hoje não. hoje não tenho nada de jeito”

e eu apareço na mesma. e pelo caminho já vou a pensar, espero que haja a sopa com feijoquinhas (nome carinhoso que a minha sogra usa para chamar à sopa com feijão encarnado). outras vezes vou a pensar no berbigão de arroz. imaginem assim um tacho grande cheio de berbigão sem casca e uns bagos de arroz lá misturados. mesmo quando o almoço é pouco, há sempre fruta em caixas de madeira que vieram da feira de domingo. há garrafas de sumol de litro e meio e iogurtes com smarties no frigorífico. há todo um paraíso gastronómico para os netos. e para mim. há uma mesa sempre posta com pão. queijo. chouriça. chouriço. e quase sempre pacotes de batatas fritas. às vezes há ovo frito. frio. e pão frito. frio. e podem ter a certeza que entre o final do trabalho e o início do meu jantar aquele é o melhor petisco. se chego lá a casa e a minha sogra está na sala, dou um beijinho a correr. [eu dou um. ela dá-me muitos. daqueles como as avós dão aos netos. beijinhos pequeninos, todos de seguida e com a minha cara a ficar espalmada com tanto aperto]

“eu vou só ali à cozinha e volto já”
“ai Patrícia, não está lá nada de jeito”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s