Não pode ser verdade

IMG_3036

Não pode ser verdade. Lembro-de ser este o primeiro pensamento logo depois de receber o telefonema da minha mãe. Foi com esse pensamento que deixei o meu filho, com apenas 5 meses, a dormir no berço, entregue à minha sogra. Não pode ser verdade.
Eu já tinha perdido os meus 4 avós, mas isso eu sempre soube que um dia ia acontecer. Mas perder o meu único irmão estava longe de ser verdade, quando ele tinha apenas 22 anos e eu apenas 28 e o meu primeiro filho apenas 5 meses.

Durante muito tempo fui perseguida por esse pensamento – não pode ser verdade – e tantas vezes acreditei que não era. Poucos meses depois da morte do meu irmão viajei para fora do país. Recordo-me como me soube bem, ainda que por apenas alguns dias, estar longe daquela verdade. O regresso a ela foi, porém, inevitável. Estava tudo igual. O meu irmão não tinha voltado nem nunca mais ia voltar. A mudança do estado, de não querer acreditar na verdade para, aos poucos, começar a aceitar que não a posso alterar, é um processo longo e doloroso.

A semana passada encontrei a Catarina. É sempre bom, embora triste, falar com a Catarina. Não precisamos de introduções nem de metáforas para o que sentimos. Sabemos exactamente o que cada uma quer dizer. Seis anos era o que nos separava do irmão mais novo. O meu, o mais novo de dois. O da Catarina, o mais novo de três. Hoje nada nos separa. Partilhamos a mesma ausência e a mesma dor. A dor da Catarina é mais recente que a minha mas nem por isso é diferente. Talvez eu só esteja mais habituada a viver com ela. Talvez lhe saiba bem, também a ela, embora seja tão triste, falar comigo. Talvez por sabermos as duas, demasiado bem, o significado de Não pode ser verdade.

Também poderá gostar de ler Seguir sem medo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s